Escolha uma Página

Salve salve Misturamers!

E no segundo episódio do Misturama Conversas disruptivas em parceria com a TV Pimenta, trouxemos o Fabrício do Mascate Café, consultor há mais de 14 anos e, decidiu abrir um café com uma pegada coworking, sendo o primeiro do Nordeste neste estilo. E nesse bate papo conversamos sobre o empreendedorismo no Brasil, e a modalidade de trabalho que vem mais crescendo no mundo: o Coworking. 

Coworking é um novo modelo de negócio, onde o produto são espaços de trabalho compartilhados para pessoas que estão simultaneamente em projetos paralelos. Segundo as pesquisas feitas pela Censo Coworking Brasil de 2017, Pernambuco ocupa a oitava posição entre os estados que mais abrigam escritórios neste conceito. No episódio do Misturama de hoje,  quem falou sobre o assunto foi  o empresário e consultor Fernando Fabrício, proprietário do Mascate Café e Negócios que atua em Recife de forma criativa: unindo um espaço gourmet e escritórios compartilhados.

Segundo Fabrício o nível  de mortandade de empresas no Brasil são altos, devido às dificuldades políticas, econômicas e de educação por exemplo. Observando essas condições e acreditando no desenvolvimento mútuo e que a interação das pessoas em um espaço de trabalho é favorável a novas oportunidades de empreitadas, o empresário junto com outros sócios criou o Mascate Café, para que seja de uma forma prática uma plataforma de negócios.

Esse espaço de trabalho compartilhado facilita conexões reais entre pessoas cujo os interesses em comum tem relação com empreendedorismo e o crescimento econômico, porém, para alcançar esses objetivos é necessário um local aconchegante e confortável, impedindo inibições. Fabrício explica que esses requisitos são uma das características do seu empreendimento, além da agenda de consultores para diversas áreas a serviço dos seus clientes.  

Esse novo tipo de negócio demanda em termos de infraestrutura condições especiais, inclusive sua localização. Nos aproximados 22 estabelecimentos de coworking funcionando no estado,  o Mascate Café e Negócios é um dos únicos da zona sul, pois, a maioria se encontra na zona norte. Outro diferencial do local, é o restaurante que atende as necessidades do público alvo, tanto no cardápio, nos preços e no suporte, como a internet de alta velocidade e com tomadas em todas as mesas.

Segundo o Censo de Coworking Brasil 2017, os espaços de trabalho compartilhados cresceram mais de 116% em relação ao ano passado, movimentaram 82 milhões de reais e geraram cerca de 3.500 empregos. O estado de São Paulo já possui cerca de 336 estações e os números só tendem a aumentar. O nosso convidado, Fernando Fabricio termina a entrevista dando mais dicas para ter um diferencial competitivo em seu negócio e atingir o sucesso.

A seguir você pode conferir o segundo episódio na íntegra na página do Facebook da TV Pimenta: