Escolha uma Página

Misturama Podcast #4 - O mercado de cervejas artesanais e a mulher na indústria cervejeira de Pernambuco

por Misturama Podcast | Misturama Podcast

Nosso quarto episódio do Misturama Podcast  já está no ar! E o assunto da vez, gravado no Beer Dock é sobre cervejas artesanais e a mulher na indústria cervejeira de Pernambuco. Nosso bate papo contou como convidados: Manuela Siqueira, especialista em gastronomia e cervejas artesanais, que ficou conhecida nas redes sociais como  “A Caçadora de Cervejas”. E André Turton, sócio da Ekäut – Cervejaria Artesanal pernambucana. Para compor a  mesa, o coordenador do Misturama, André Felipe, como mediador. O ambiente das cervejarias que em geral sempre foi masculino, começou a ser explorado pelas mulheres em Pernambuco. Uma personalidade que domina esse nicho é a beer hunter Manuela Siqueira, formada pela Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM)  e especialista em harmonização com cervejas. Seu trabalho nas redes sociais que somam mais de 12 mil seguidores é divulgar sua “caçada” as boas cervejas do estado.

Outro exemplo da atuação  feminina nessa indústria, é a confraria pernambucana Maria Bonita Beer, composta apenas de mulheres, entre sommeliers e entusiastas. O grupo promove encontros para a apreciação coletiva de cervejas artesanais. Apesar dos preconceitos  ainda encontrado em bares e afins, Emanuela deixa o recado para as mulheres tímidas nesse meio social:  “Senta e conversa também sobre cerveja, se iguala!”.

Sobre fabricação de cerveja de qualidade, o André Turton sabe bem. O empresário conta que a Ekäut segue alguns passos pra chegar no resultado ideal, como o método de fabricação, acompanhando estilos e escolas cervejeiras, o insumo e  receita.

O Podcast completo está show! Não esquece de compartilhar e de deixar seu comentário, dizendo qual seu estilo de cerveja preferido.