Escolha uma Página

Grafite é o nome dado às inscrições feitas em paredes que existem desde o Império Romano. É considerado grafite uma inscrição caligrafada, ou um desenho pintado sobre um suporte que normalmente não serviria para essa finalidade. Movimentos ligados à arte tem considerado o grafite como uma forma de arte urbana, onde o artista aproveita espaços públicos criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.

Alguns representantes do Brasil desse novo movimento do grafite levam a outros países um olhar criativo que é bem próprio, como os gêmeos Gustavo e Otávio Pandolfo. Em entrevista dada à Gazeta do Povo, os gêmeos falaram da importância que o grafite ganhou nos últimos anos no cenário da arte contemporânea, e de um novo público com uma faixa etária mais ampla e democrática do que o mercado de arte tradicional. Percebe-se aqui uma mudança de paradigma no consumo de arte do que era há algumas décadas atrás.

Exposição da dupla no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Portugal. Fotos: Ricardo Amado/Flickr/Reprodução

Assim, o grafite se une a economia criativa tornando-se um mercado promissor, pois acaba gerando produtos com maior valor agregado. No entanto é muito importante saber bem onde se quer atuar, quais seus nichos de atuação, traçar um plano eficiente e saber monitorar o desenvolvimento deste projeto.Um bom exemplo que une economia criativa e grafite é o projeto COLOR CITY, da empresa Google, que conecta quem quer pintar com quem tem espaços urbanos pra doar. A plataforma funciona da seguinte forma:

Site do projeto Color City do Google

Figura1 – Site do projeto color city do Google. Nele é possível buscar por pessoas que querem doar seus muros, e grafiteiros que querem se cadastrar no projeto.

Como funciona

Pra quem quer doar:

Você autoriza seu muro fechado ou espaço livre, subindo fotos bem legais dele, e espera que alguém te escolha.

Pra quem quer pintar:

Basta escolher e reservar no mapa da plataforma o espaço (cada artista pode reservar um espaço por vez, e cada espaço fica reservado por 15 dias).

E pra quem quer doar um espaço ou escolher um pra pintar, basta fazer seu login no Google.

Legal a ideia não é?

Que tal fazer surgir um novo projeto você também?