Escolha uma Página

O convidado dessa vez no Misturama Conversas Disruptivas é o jornalista e professor universitário, Gabriel Marquim. Presidente de um dos maiores empreendimentos sociais de Pernambuco, a Casa Vincular.
De forma inteligente, criativa e colaborativa, o local ajuda diariamente pessoas em situação de rua de forma sustentável. Conversamos um pouco sobre esse nicho do empreendedorismo e de como surgiu a Casa Vincular.
Como Gabriel explica, empreendimentos sociais  dependem principalmente da credibilidade que transpassam para conseguir novos colaboradores, sejam voluntários ou patrocinadores. Outro ponto importante é sobre a disponibilidade diária das pessoas para a execução do projeto. Em um negócio com objetivos sociais, a dedicação também é palavra chave para o sucesso.
A Casa Vincular é um exemplo da eficácia desses dois pontos. Inaugurada em Agosto desse ano, a partir do Projeto Vincular ( uma rede de ações solidárias) da comunidade dos Viventes,  beneficia diariamente moradores de rua, com refeições e banhos. Até o momento já foram servidas quase quatro mil refeições gratuitamente. Mas, para que tudo isso fosse possível, tanto o Projeto quanto a Casa Vincular tiveram que ser planejados e passar por algumas etapas.
O aumento da criação de ONG’s, empreendimentos sociais e afins, estão de forma geral, ligados a uma necessidade pessoal, o nosso convidado  ilustra muito bem isso. Para conferir a nossa discussão sobre como e por que criar uma economia colaborativa e saber mais sobre a Casa Vincular, você pode acompanhar  nesta edição do Misturama – Conversas Disruptivas.